domingo, 6 de outubro de 2013

Alfabetização Linguística: conceitos

              Na manhã de hoje inicei (efetivamente) o curso de Alfabetização Linguística e Matemática para na Educação Infantil. Digo efetivamente, pois antes só havia feito a leitura prévia do material. Ao me deparar com o vídeo aula 1 senti uma enorme necessidade de revê-lo em alto e bom som; e ouvir todos aqueles conceitos implícitos nas falas e que outrora já me fora apresentado.
             Compartilho aqui alguns conceitos, numa releitura simples e condensada, daqueles que considero ser imprescindível para a atuação do bom professor de Educação Infantil. Inicio por:
 
TEORIA CONDUTIVISTA: aquela em que a aprendizagem da leitura e escrita é vista como a preparação da criança para ser alfabetizada, exercitando assim habilidades, ou pré-requisitos para aprendizagens posteriores. Promovendo  treinos exaustivos de coordenação motora fina, execução de traçados de letras (disvinculados do contexto cultural) e memorização de famílias silábicas, encontros vocábulos e marcas gráficas abstratas (com pouco ou nenhum vínculo com a função social da escrita) (ASSUMPÇÃO, 2013, p. 1).


 




 


REFERÊNCIAS
ASSUMPÇÃO, Maria Celia Montagna de. Os caminhos que a criança percorre para se apropriar da linguagem escrita.  iN: Alfabetização Linguística e Matemática na Educação Infantil. 2013




.