"A arte diz o indizível;
exprime o inexprimível,
traduz o intraduzível."
Leonardo da Vinci
(1452/1519)
Sejam bem-vindos alunos da Pedagogia, hoje inicia-se mais uma etapa rumo a formação profissional tão desejada. Neste semestre muitos serão os desafios a serem superados! Mas... como todo desafio... a conquista - o resultado - terá um sabor delicioso se souberes aproveitar cada momento.
Nos encontraremos em vários momentos. A Metodologia e Prática do Ensino de Artes e Movimento Corporal será o nosso pretexto para os encontros semanais. No entanto, o que realmente acontecerá é um repensar da vivência que tivemos na escola - durante toda a nossa formação básica - frente as inúmeras teorias e práticas do que realmente se constitui como Arte.
Como todo artista, 'antenado' com as tecnologias que o mundo lhe proporciona, nos encontraremos também neste espaço virtual; e espero que este seja mais um do ambientes alfabetizadores (no sentido de aprender a aprender e não de alfabetização formal) em que possamos discutir, aprender e apreender como a criança pequena aprende e os porquês da necessidade de se observar a especificidade da infância, para então planejarmos nossos fazeres na educação infantil.
Neste primeiro momento sugiro-vos que leiamos juntos e com muita atenção o texto de Cleido Vasconcelos e M. Clotilde Rossetti-Ferreira, In: Os Fazeres na Educação Infantil, intitulado: Criança fazendo arte.
Os referidos autores prefaciam seu artigo dizendo:
"A arte é uma forma da criança entrar em contato consigo e com o universo."
E dizem mais: "Acho interessante pensar que a criança vai fazendo o que quer, quando faz arte..." (p. 106)
prof.ª Aline Christiane
Nenhum comentário:
Postar um comentário