sexta-feira, 2 de março de 2012

Desenho Infanitl

"Antes eu desenhava como Rafael,
mas precisei de toda uma existência
para aprender a desenhar como as crianças".
(Picasso)


"O desenho corresponde a um modo de ver o mundo, um modo de saber sobre as coisas do mundo que é próprio de cada criança, de cada desenhista."
(Monique Deheinzelin)



"Toda criança desenha. Mesmo que não seja adequadamente instrumentada para tal, a criança pequena quase sempre encontra uma maneira de deixar, nas superfícies, o registro de seus gestos: se não tiver papel, pode ser na terra, na areia, ou até mesmo na parede de casa; se não tiver lápis, serve um pedaço de tijolo, uma pedra, ou uma lasca de carvão." (Izabel Galvão)
"O olhar que o professor dirige ao desenho da criança apóia-se nas concepções que ele tem sobre o desenho enquanto linguagem, idéias constituídas na sua própria história e experiência com a linguagem. Apóia-se também em seus conhecimentos sobre as possibilidades do grafismo infantil, noções adquiridas durante sua formação e ao longo de sua experiência profissional. Todo esse conhecimento traduz-se em expectativas com a produção infantil, que definem o diálogo que o professor estabelece com a criança sobre seus desenhos, interação que pode ser marcada pelo incentivo, pela advertência, pela indiferença. (Izabel Galvão)
O" professor espera que a representação do objeto seja fiel à forma que este tem na realidade. Valoriza-se o desenho "perfeito", que deve ser parecido com o objeto pela definição dos contornos, pela utilização da maior quantidade de elementos e pela "correta" utilização das cores [...]

Esta expectativa desconsidera o fato de que são múltiplas as percepções que se pode ter de um mesmo objeto, por diferentes pessoas, ou pela mesma pessoa em momentos diferentes e que, em conseqüência, são igualmente múltiplas as representações que se pode fazer de um objeto.

O olhar voltado para a "perfeição" revela a cobrança de um modelo estético restrito (em que é muito rígida a determinação do "feio" e do "bonito") e resulta na limitação das possibilidades expressivas do desenho, reduzidas à reprodução dos modelos aceitos pelo meio escolar."

O Desenho está entre quem?

Pensamento Infantil - O desenho da criança

           O vídeo mostra crianças de 3 a 5 anos que desenham equanto falam sobre suas produções. O desenvolvimento de desenho infantil é pontuado pela educadora Monique Deheinzelin.

... Algo de dentro pede passagem para fora.
"A gente observa no desenho da criança o caráter de construção, o caráter evolutivo e o caráter expressivo" (Monique Deheinzelin)


R:  IMAGEM MENTAL   x   JOGO

Grafismo infantil - leitura e desenvolvimento
 

Programa do Curso de Pedagogia Unesp/Univesp, da disciplina D14 -- Educação infantil: diferentes formas de linguagens expressivas e comunicativas - O programa mostra duas escolas de São Paulo que utilizam o desenho como base de diversos trabalhos pedagógicos. Márcia Aparecida Gobbi, da Faculdade de Educação da USP, acompanha algumas atividades e explica sua importância para o desenvolvimento das crianças. 

Referências:
O desenho na Pré-Escola: o olhar e as expectativas do professor. http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_14_p053-061_c.pdf. Acesso em: 26. fev. 2012.
MACHADO, Fernanda de Morais. O Desenvolvimento da Criatividade e da Percepção Visual. Disponivel em: <http://www.dad.puc-rio.br/dad07/arquivos_downloads/37.pdf.>. Acesso em: 02. mar. 2012.

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