quinta-feira, 1 de março de 2012

Natureza e Sociedade

Ao meu novo amigo de trabalho: prof. Orlando

          O Referencial Curricular para a Educação Infantil (RCNEI), Conhecimento de Mundo, nos diz que um dos eixos a serem explorados na escola da infância diz respeito a Natureza e Sociedade. Neste documento fica claro que a função da educação infantil é aguçar a curiosidade infantil em todas as áreas e promover atividades significativas de modo que a criança desde pequena seja coloca em frente ao mundo de forma estimuladora, criativa e crítica.
          Assim, "O trabalho com os conhecimentos derivados das Ciências Humanas e Naturais deve ser voltado para a ampliação das experiências das crianças e para a construção de conhecimentos diversificados sobre o meio social e natural. Nesse sentido, refere-se à pluralidade de fenômenos e acontecimentos — físicos, biológicos, geográficos, históricos e culturais —, ao conhecimento da diversidade de formas de explicar e representar o mundo, ao contato com as explicações científicas e à possibilidade de conhecer e construir novas formas de pensar sobre os eventos que as cercam." (BRASIL, 1998, p. 166)

          Em sua Introdução, o RCNEI relata:
O mundo onde as crianças vivem se constitui em um conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis diante do qual elas se mostram curiosas e investigativas. Desde muito pequenas, pela interação com o meio natural e social no qual vivem, as crianças aprendem sobre o mundo, fazendo perguntas e procurando respostas às suas indagações e questões. Como integrantes de grupos socioculturais singulares, vivenciam experiências e interagem num contexto de conceitos, valores, idéias, objetos e representações sobre os mais diversos temas a que têm acesso na vida cotidiana, construindo um conjunto de conhecimentos sobre o mundo que as cerca.
Muitos são os temas pelos quais as crianças se interessam: pequenos animais, bichos de jardim, dinossauros, tempestades, tubarões, castelos, heróis, festas da cidade, programas de TV, notícias da atualidade, histórias de outros tempos etc. As vivências sociais, as histórias, os modos de vida, os lugares e o mundo natural são para as crianças parte de um todo integrado.
O eixo de trabalho denominado Natureza e Sociedade reúne temas pertinentes ao mundo social e natural. A intenção é que o trabalho ocorra de forma integrada, ao mesmo tempo em que são respeitadas as especificidades das fontes, abordagens e enfoques advindos dos diferentes campos das Ciências Humanas e Naturais. (BRASIL, 1998, p. 163. Grifo Nosso.)


          A Revista Nova Escola traz uma contribuição importante para o educador infantil, ao apresentar o vídeo O Roteiro em 1 minuto: Natureza e Sociedade na pré-escola e propõe um roteiro didático, esclarecedor, a respeito do que se deve trabalhar nesta etapa e; a fim de que se possa educar as crianças para a curiosidade. Propostas interessantes são postadas também em 'Pré-escola - 4 e 5 anos: Natureza e Sociedade', no link: http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/indice-creche-pre-escola.shtml?educacao-infantil.pre-escola---4-e-5-anos.natureza-e-sociedade.
______________________________________
Roteiro Didático: Natureza e sociedade na pré-escola (fragmentos)

OBJETIVO NA PRÉ-ESCOLA:
Explorar diferentes aspectos da natureza e da cultura e respeitar e valorizar a diversidade étnica e cultural.

O que é?
"Na Educação Infantil, natureza e sociedade corresponde ao eixo de aprendizagens sobre o mundo físico e social. Entre 4 e 5 anos as crianças são capazes de dar explicações mais elaboradas e menos fantasiosas (mesmo que ainda distantes da explicação científica formal) para os fenômenos naturais - como a diferença entre o dia e a noite, por exemplo - e da sociedade em que vivem. Atividades de exploração dos espaços, do ambiente e as investigações sobre diferentes temas da natureza e da cultura são imprescindíveis para que os pequenos sejam educados para a curiosidade." (NOVA ESCOLA)

Por que trabalhar natureza e sociedade?
"A capacidade de observação e a curiosidade são características que devem ser constantemente desenvolvidas nas crianças para que elas questionem os "comos" e os "por quês" dos fenômenos do mundo."

O que trabalhar?
3.1 A vida em sociedade;
3.2 Valorização de culturas e tradições;
3.3 Exploração do entorno;
3.4 Observação de fenômenos naturais;
3.5 Contato com plantas e animais.
______________________________________

Os vídeos a seguir nos orientam sobre os objetivos do eixo de aprendizagem 'Natureza e Sociedade'. Vale a pena assistí-los!

______________________________________
Natureza e Sociedade
http://www.youtube.com/watch?v=3j3qpFws1Ls&feature=related
______________________________________

Natureza e Sociedade na pré-escola
http://www.youtube.com/watch?v=nmoVEvmR3jk

          Tutorial sobre como navegar pelo roteiro didático de natureza e sociedade na pré-escola (4 e 5 anos) - um passo a passo detalhado para trabalhar esse eixo de aprendizagem com as crianças na Educação Infantil.
          O roteiro didático completo está disponível em www.novaescola.org.br. Boa leitura!
______________________________________

Referências:
NOVA ESCOLA. Natureza e sociedade na pré-escola. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/natureza-sociedade-pre-escola-636865.shtml>. Acesso em: 28 fev. 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: conhecimento de mundo. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2010.

Um comentário:

  1. Aline, obrigado por essa sua generosidade típica de quem, não apenas pensa num mundo melhor, mas age de modo solidário, contagia com seu dinamismo e influencia na transformação.
    Me senti muitíssimo lisonjeado por considerar-me seu novo amigo...
    Um abraço.
    Orlando

    ResponderExcluir