quinta-feira, 26 de maio de 2011

ARTE: há necessidade de repensá-la na Educação Infantil?

A arte é um dos meios de comunicação e expressão
do ser humano que revela sua convicção profunda de
criar, além de ser uma atividade que proporcionou grandes
avanços técnicos, relacionados às invenções de utensílios
e materiais como as ferramentas, os suportes e os
pigmentos de tintas, entre outros.
(ProFuncionário, 2007, p. 15)

         A Arte, com sua imensa possibilidade de intervenções, precisa ser repensada no contexto da Educação Infantil. Quanto mais estudamos a respeito desta linguagem, mais nos deparamos com realidades que não a apreciam.
         Digo que não a apreciam por que reduzem-na a simples atividades manuais, aulas práticas, que em vez de possibilitar um olhar diferenciado sobre as diversas formas de expressão que o homem construiu em sua vivência, reduzem-na a um simples saber fazer, baseado em atividades prontas e repetitivas que limitam o entendimento e o olhar infantil.
         Pensar no trabalho com a linguagem artística é:
         - repensar o fazer pedagógico;
         - rediscutir seu papel e importância em sala de aula e lhe dar um novo espaço no contexto escolar;
         - admitir que a prática, o simples ato de fazer algumas atividades manuais - as atividades de recorte e colagem por exemplo - não conseguem nem ao menos se aproximar dos objetivos a que ela se pretende.
         Entender o significado e os objetos da Arte na Educação Infantil, então, precisa ser o primeiro passo para que possamos fazer um trabalho de qualidade.

Fonte: Revista Nova Escola

Curiosidade: O sistema educacional não exige notas em artes porque arte-educação é concebida como uma atividade, mas não como uma disciplina de acordo com interpretações da lei educacional 5692 (Ana Mae Barbosa).

Dicas de Atividades: Exploração de Texturas e Melecas. Faixa etária: 0 a 3 anos. In: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/0-a-3-anos/exploracao-texturas-melecas-creche-626806.shtml .
                                   Linguagem Teatral na Pré-escola. Faixa etária: 4 e 5 anos. In: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/linguagem-teatral-pre-escola-educacao-infantil-teatro-imaginacao-mimica-545989.shtml


Para saber mais, leia: A Arte no Contexto Escolar: um espaço de exercício da cidadania, e nela, de alteridade de Alice Fátima Martins. In: http://www.universoneo.com.br/edinclusiva/a-arte-no-contexto-escolar-um-espaco-de-exercicio-da-cidadania-e-nela-de-alteridade.
                    Arte e História da Arte de Walter Zanini. In: http://www.scielo.br/pdf/ea/v8n22/70.pdf.
CAVALCANTI, Zélia. Arte na sala de aula. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

Nenhum comentário:

Postar um comentário