quarta-feira, 25 de maio de 2011

A Nova Educação Infantil

                                    "Dar atenção aos pequenos é a principal tarefa da Educação para esta década." (Bianca Bibiano)

           A Educação Infantil é um momento único de aprendizagem. Nela a criança deve vivenciar experiências significativas e que lhe propicie a vontade de continuar a aprender. A aprendizagem precisa ser estimulada de maneira a promover identidade e autonomia, conhecimento de mundo e da natureza, domínio dos movimentos, das artes, incluindo as mais diversas formas de expressão, além de saberes relativos a matemática e a língua materna, incluindo o pleno desenvolvimento da linguagem oral e escrita.
           A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) no artigo 29 define "A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade."
           Esta etapa da educação básica, portanto, não deve ser entendida como uma preparação para o ensino fundamental ou mesmo para a alfabetização e, por isso precisa ser pensada e discutida com base nas teorias que tomam para si o estudo da infância e do desenvolvimento humano e práticas específicas e necessárias para o pleno desenvolvimento infantil.
           Neste início de Século XXI muito se tem discutido a respeito das mudanças na educação, em especial no Ensino Fundamental. Porém faz-se necessário, agora, pararmos e refletirmos sobre a Educação Infantil. Discussão esta que deve se embasar nos estudos do desenvolvimento da criança e da análise histórica tanto do papel da criança, quanto do papel da escola.
           Enquanto educadores devemos nos aperceber que o fato da criança ir mais cedo para o Ensino Fundamental não altera somente o pensar sobre este nível da Educação Básica, mas, influência diretamente as nossas atitudes para com a pré-escola. Uma vez que a criança de 05 anos apesar de frequentar, agora, o último momento da Educação Infantil, não deixou de ser a mesma que outrora ainda tinha mais um ano para desfrutar dos prazeres da escola da infância e nem ao menos está numa outra fase do desenvolvimento. O que nos leva a perceber a importância de não se transferir os conteúdos e práticas do último nível da Pré-escola, outrora destinado as crianças de 06 anos, para estes pequeninos.
            É preciso reafirmar que a criança, a qual se destina a Educação Infantil, está em pleno desenvolvimento, que ela pode aprende com facilidade, mas para que isso aconteça faz-se necessário que as escolas se repensem e saibam que esta é uma etapa que exige planejamento específico e um olhar atento do professor, principalmente no que diz respeito as fases do desenvolvimento e as práticas que contribuem para que este aconteça da melhor forma possível.
Vídeo: Programa Exibido em 2000, no contexto da apresentação do Referencial Nacional Curricular da Educação Infantil.

Curiosidade:
A educação coletiva de crianças de zero a seis anos tem tido um grande avanço. Novos fazeres, tendências e condições estão se estabelecendo. Toda essa novidade parece ser devido à conjunção de três fatores:
- um intenso aumento da demanda;
- a construção de conhecimentos sobre desenvolvimento e educação infantil;
- e, sobretudo, o desenvolvimento de políticas públicas na área. (SILVA, ROSSETI-FERREIRA, 2006, p. 179)
Os primeiros anos de vida de uma criança são marcados por grandes transformações e descobertas. Aos poucos, os pequenos começam a entender o mundo em que vivem e aprendem a lidar consigo mesmos e com os outros. (NOVA ESCOLA).
Dicas de Atividades:
FERNANDES, Elisângela. Atividades simultâneas na creche. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/0-a-3-anos/atividades-simultaneas-creche-584454.shtml>.

Para saber mais, leia:
BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: estratégias e orientações para a educação de crianças com necessidades educacionais especiais. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/eduinf_esp_ref.pdf>.
ARIÈS, Phillipe. História Social da Criança e da Família. LTC. Educação Infantil, lugar de aprendizagem. In: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/gestao/educacao-infantil-lugar-aprendizagem-creche-pre-escola-espacos-ambientes-538590.shtml.
SILVA, Ana Paula Soares da; ROSSETI-FERREIRA, M. Clotilde. Novos Ares para a educação infantil. 8 ed. In: Os Fazeres na Educação Infantil. São Paulo: Cortez, 2006. p.179-182.
SILVA, Ana Paula Soares da; VITORIA, Telma; PANTONI, Rosa V.; BESANI, Viviane; ROSSETI-FERREIRA, M. Clotilde. As leis e a educação infantil. 8 ed. In: Os Fazeres na Educação Infantil. São Paulo: Cortez, 2006. p.179-182.
NOVA ESCOLA. Desenvolvimento infantil: série especial. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/desenvolvimento-infantil/.

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