quinta-feira, 26 de maio de 2011

Criança Fazendo Arte

          Este post é uma homenagem à Cleido Vasconscelos e M. Clotilde Rosseti-Ferreira,
pela rirqueza do vosso artigo "Criança Fazendo Arte".
Não os conheço pessoalmente, mas seus escritos fazem-nos dialogar.
Aceite essa singela homenagem pela grande contribuição que seus escritos
 e o livro Os Fazeres na Educação Infantil tem me dado.
Enquanto educadora infantil, este é um dos meus livros de cabeceira.

A arte é uma forma da criança entrar em
contato consigo e com o universo.
          Ao abordar a temática Criança Fazendo Arte, Vasconscelos e Rosseti-Ferreira nos chamam a atenção para a importância de se repensar o fazer artístico na Educação Infantil e iniciam seu texto dizendo:
Acho interessante pensar que a criança vai fazendo o que quer, quando faz arte... Partindo dessa idéia, quando desenvolvemos algum trabalho artístico com elas é sempre bom deixá-las seguirem seus próprios caminhos. Porém não devemos nos esquecer que a arte se faz presente como linguagem.  Trata-se de um produto das relações do homem com o meio, desde as primeiras manifestações gráficas nas grutas pré-históricas. (2006, p. 106)
          E ao nos lembrar que a Arte é uma linguagem, os autores deixam claro que ela precisa ser trabalhada a partir de um planejamento coeso, onde os temas devem partir de diferentes maneiras e também partir da realidade em que a criança vive.


          O contato com diferentes artistas e artesões assim como as visitas a diferentes locais que representam a cultura, a história e as diversas formas de expressão de um povo deve ser entendido como um dos objetivos a serem alcançados na educação infantil. Ao educador, então, fica delegado a função de organizar tais visitas e contatos, assim como, buscar diferentes realidades e maneiras para que seu aluno possa se expressar artísticamente. A ele também é delegado a função de organizador tanto das práticas quanto das técnicas a serem aprendidas pelos pequeninos.
          Além de organizador é preciso que o professor dê liberdade para que seu aluno possa criar. O fazer junto deve permear sua prática "[...] Por que é neste interagir, nesta emoção compartilhada, que acontece o desenvolvimento tanto da criança, quanto do educador." (VASCONCELOS, ROSSETI-FERREIRA, 2006, p. 107) e se constrói um espaço gostoso de convivência. Ainda segundo os autores citados:
Nós podemos nestas brincadeiras artísticas partilhadas, por exemplo, pedir às crianças para que desenhem, inicialmente com giz de cera, o lugar em que elas estão. A pintura pode ser individual ou coletiva, em várias folhas ou num papel bem grande estendido no chão. algumas coisas que existem neste lugar, e que poderiam ser desenhadas, são lembradas pelas crianças, pois fazem parte do seu mundo. Outras são lembradas e fazem parte do mundo da educadora. Depois damos para elas tinta diluídas e pincéis para colorirem o desenho que fizeram com o giz. A tinta bem diluída em água não encobre as áreas desenhadas pelo giz e realça ainda mais o desenho inicial. Quando procuramos, nesses desenhos, com os olhos do coração, encontramos mamães, papais, educadoras, árvores, bruxas malvadas, colegas, carrinhos, aviões, foguetes, lobos maus e mais um montão de coisas que podem existir neste lugar. (2006, p. 107)
          Essa diversidade de opções para que a criança se expresse por meio de uma atividade que ela tanto gosta, tal qual o desenho, permite que ela exprima todas as suas emoções e demonstre como vê o mundo e experimentem sensações e emoções diferenciadas e vivenciem o ser criança.
          As atividades artísticas na Educação Infantil possibilitam que professor e aluno possam dialogar a respeito dos mais diversos temas, por meio das mais diversas técnicas e pelo caminho que mais possibilita a criança aprender: o lúdico em sala de aula.

Curiosidade:
          As atividades artísticas são definidas como os campos das artes visuais, das artes cênicas e da música. (ProFuncionário, 2007, P. 14)

Referência:
VASCONCELOS, Cleido; ROSSETI-FERREIRA, M. Clotilde. Os Fazeres na Educação Infantil. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2006. p. 106-108.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Informática Aplicada às Artes: técnicos em multiméios didáticos. Brasília, MEC, 2007.

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