domingo, 29 de maio de 2011

Informática na Educação Infantil

Para o meu amigo Agnaldo, pela garra e competência;
À sua mãe, por ter criado dois filhos tanta propriedade.

           Surpresa! Vamos começar esta conversa sobre informática falando de poesia! Da poesia de um dos nossos maiores poetas, Carlos Drummond de Andrade, que, em um dos seus versos mais famosos, escreve o seguinte:
"Mundo mundo vasto mundo..."
Pedindo licença ao poeta, nos dias de hoje até poderíamos dizer:
Mundo, mundo,
vasto mundo
virtual...
 Ziraldo                                                    

           A inserção das tecnologias no contexto educacional não é algo novo, porém o trabalho efetivo em sala de aula ainda é discutível. As práticas esbarram nas inúmeras dúvidas do "como fazer?". O uso do computador - em inúmeros casos - fica delegado a algumas poucas atividades no laboratório de informática e em sua maior parte estas destinam-se ao aprendizado do funcionamento da máquina, suas partes e alguns softwares aplicativos, às famosas aulas de informática.
           Contudo, não é esta a função da Informática na educação, muito menos na Educação Infantil. O computador deve ser visto como ferramenta pedagógica e seu trabalho deve ter como foco a resolução de problemas, por meio de atividades significativas e que fazem parte das práticas sociais a quem se destina. Mas, para isso é preciso que o professor seja capacitado e durante este processo [...] os responsáveis pela formação se apropriem de recursos tecnológicos e reformulem espaços, tempos e organizações curriculares. (FAGUNDES, s/p.).
           No dia-a-dia os professores percebem a importância da inserção destas Tecnologias: computador e internete, na sala de aula, no entanto, a falta de formação acaba por atribuir aos laborátios de informática o entendimento de que este espaço serve para a aprendizagem nos moldes tradicionais, com base na aprendizagem da microinformática calcada em exercícios e material apostilado. Porém Léa Fagundes em entrevista a revista Nova Escola, diz que a escola precisa se tornar um local de efetiva inclusão digital, já que "O computador não é um simples recurso pedagógico, mas um equipamento que pode se travestir em muitos outros e ajudar a construir mundos simbólicos."  Ainda, segundo a autora:
            Na Educação Infantil isso não pode ser diferente. O professor precisa perceber que por mais pequena que seja, a criança do século XXI já nasce rodeada de tecnologias e estas fazem parte do cotidiano dela; e a ousadia e curiosidade infantil fazem-na não ter medo de lidar com tais aparatos.
A escola formal tem privilegiado essa concepção: é preciso preparar a pessoa para que ela aprenda. Mas o ser humano está sempre se desenvolvendo. Assim, as instituições também estão constantemente em processo. Por isso, a escola não precisa se preparar. Ela começa a praticar a inclusão digital quando incorpora em sua prática a idéia de que se educa aprendendo, quando usa os recursos tecnológicos experimentando, praticando a comunicação cooperativa, conectando-se.
           Mas, se não há um modelo pré-definido a ser seguido, como o professor da Educação Infantil pode se portar frente ao uso dos computadores e da internet em sala de aula? Como fomentar uma prática coesa? Fagundes aponta o caminho ao afirmar:
Os professores em formação necessitam desenvolver competências de formular questões, equacionar problemas, lidar com a incerteza, testar hipóteses, planejar, desenvolver e documentar seus projetos de pesquisa. A prática e a reflexão sobre a própria prática são fundamentais para que os educadores possam dispor de amplas e variadas perspectivas pedagógicas em relação aos diferentes usos da informática na escola.
            E aqui abro um parêntese para dizer que não há nenhuma incoerência em dizer "os professores em formação", já que a própria Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394) diz ser a escola um espaço para formação continuada para os profissionais da educação que dela fazem parte.
            A tecnologia precisa ser incorporada de forma natural ao processo de ensino aprendizagem, para ganhar status de material básico de ensino, ser uma ferramenta a mais para ensinar, segundo Pires, já que a criança pequena a vê assim. O computador não substitui outras atividades específicas da Educação Infantil, dentre elas as que usam papel, lápis de cor, giz de cera, tinta guache, entre outros e nem tão pouco pode ser visto como um fim em si mesmo, mas como uma ferramenta que se relacionará com conteúdos da escola infantil.
            O próprio Bill Gates disse: "Se tivesse que dar um único presente a meu filho, daria um livro. [...] É bom ter em mente que os cálculos para a produção dos computadores que tanto nos fascinam hoje foram feitos apenas com lápis e papel."           Por isso, as fases do desenvolvimento devem ser respeitadas, os aspectos afetivo e social contemplado na rotina e o ensino deve ser proposto com base nos objetivos da educação infantil, a fim de que a aprendizagem se efetive. "E assim [finalizo com as palavras de Pires:], intercalando atividades tradicionais com outras, que usam o computador como o aliado, os pequenos da pré-escola adquirem conhecimentos".


Referências:
PÍRES, Alaíde. Computadores na pré-escola. Nova Escola. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/computadores-pre-escola-556251.shtml>. Acesso em: 27 mai. 2011.

SALLA, Fernanda. 13 perguntas e respostas sobre computadores na pré-escola: por que e como incluir o uso do computador de maneira adequada na rotina da criançada. Nova Escola. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/10-perguntas-respostas-computadores-pre-escola-611908.shtml?page=1. Acesso em: 20 mai. 2011.

Curiosidade:
           Inclusão Digital não é só o amplo acesso à tecnologia, mas a apropriação dela na resolução de problemas.

Dicas de Atividades:
Pesquisa sobre as baleias na internet. Faixa etária: 4 e 5 anos. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/pesquisa-baleias-internet-611926.shtml.

Jogos para baixar:
15 Jogos  para trabalhar na Educação Infantil: prontos para Download Now in: http://www.4shared.com/file/7aU34x89/15_Jogos_Educativos_-_Quebra-C.html.


Para saber mais, leia:
           Entrevista com Léa Fagundes sobre a inclusão digital. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/planejamento-e-financiamento/podemos-vencer-exclusao-digital-425469.shtml>.
           O Computador no Jardim de Infância. Disponível em: <http://sites.google.com/site/pcerveira30/home>.

Literatura Infanto-juvenil:
           ZIRALDO. Livro de Informática 2 do Menino Maluquinho. São Paulo: Melhoramentos, 2008.
           FERNANDEZ, Vicente Paz; YOUSSEF Antonio Nicolau; GISÉ, Agostinho. O Jogo das Invenções: a história do computador. 7. ed. São Paulo: Scipione, 1996.


Nenhum comentário:

Postar um comentário